Nossa História

Veja como tudo começou.

A Associação Comercial de Jaraguá foi fundada no ano de 1977, em 16 de Abril, pelo senhor Tentorino Julião de Amorim. Visando trazer prosperidade e garantir segurança à futuros empreendedores da região.

Tentorino Julião de Amorim – 1977 – 1983 – (Em memória)

Elias Antônio Carvalho de Souza 1984-1991 (Em memória)

Durante este tempo, foi construída a então sede da Associação Comercial. O terreno em que se encontra foi uma doação do, na época, presidente Eugênio Alano Machado de Freitas. Tendo também auxilio de Flávio Rios Peixoto da Silveira para a construção do prédio.

Edésio Rodrigues Cunha 1991 – 1993 (Em memória)

Este período marca grandes evoluções econômicas na cidade, juntamente com este crescimento os empresários buscavam também alternativas para esse crescimento em questão. Assim, o grande principal neste período foi justamente a formação de mão de obra. Associação Comercial então é firmada uma parceria com o SENAI, através dos SenhoresPaulo Vargas e Marcos Mariano. Com a parceria em questão, foram oferecidos diversos cursos visando capacitar e formar mão de obra voltada ao ramo de confecções.
Portanto, com tais ações Jaraguá foi então firmada como um importante polo, não só da moda, mas também no aspecto cultural.

Antônio José de Siqueira 1993-1998

A Associação Comercial comemora enfim a posse dos dois terrenos em nome da Associação Comercial, documento assinado pelo, então prefeito, Nédio Leite. À demanda da Associação, com auxílio do SEBRAE, durante este período foram feitas diversas ações em prol do apoio dado aos confeccionistas. Realçando ainda mais Jaraguá como o grande polo das confecções.

Joaquim José de Araújo 1999 – 2003

Em conjunto com as Associações Comerciais de outros estados foi feito uma redução do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), antes no valor de 60%. Após essa ação em conjunto, o valor foi reduzido significantemente à 40%.
Durante esta gestão, também se ocorreu as notórias primeiras feiras de Jaraguá, denominadas de Jaraguá ExpoFashion. Procurando reforçar a imagem de Jaraguá como um dos maiores polos produtores de roupas de todo o estado.

Lineu Olímpio de Souza 2003-2004

Durante todo esse período foi realizado o Plano de Desenvolvimento para o munícipio de Jaraguá. Contando com grandes nomes parceiros como o SEBRAE, SENAI, SENAC, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministerio do Desenvolvimento, Secretaria da Industria e Comercio, Governo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal. Mas a mais notória realização durante o período foi a consolidação do conhecido como Centro Tecnológico Municipal de Jaraguá, que atua como referência em todo o estado. Trazendo assim, oportunidades para todos os jaraguenses e a todos que aqui chegam, através de uma forte parceria entre a Associação Comercial com a CDL e Secretaria da Industria e Comercio. Para que possam ter a chance de finalizarem uma formação técnica, visando sempre o auxílio e o engrandecimento de nosso município.

Leomar Abadia Cardoso 2004 – 2008

A principal conquista sob essa gestão foi o APL (Arranjos Produtivos) de Jaraguá, que simboliza aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva. Tendo como principal objetivo promover o desenvolvimento produtivo local, elevando a competitividade e a internacionalização dos mercados das empresas de micro, pequeno e médio portes

Adelson Elias Campos 2009-2010

Um dos prédios da Associação Comercial é colocado à dispor da comunidade, sendo disponibilizado para aluguel. Houve também um grande número de novos associados se filiando. Onde posteriormente contávamos com 47 associados, o número cresceu abruptamente para 129 associados. Com grande esforço, não só da diretoria da época, mas também com todos os empresários que faziam parte deste núcleo foi resgatado então o grande nome de peso que a Associação Comercial carregava em Jaraguá.

Nelson Rodrigues 2011 – 2015

Durante os respectivos anos fomos capazes de avançar e fortalecer a entidade, elevando o número de associados em mais de 60% de seu número inicial. Precisamos também ressaltar conquistas e ações como a restauração da campanha Show de Prêmios, criada com o objetivo de aquecer as vendas do comércio e premiar os consumidores. Também houve a campanha de fim de ano Natal Criança Feliz, que levou alegria aos corações de milhares de crianças de todo o município com a doação de brinquedos.
Com o apoio da prefeitura, também fomos capazes de realizar o 2º Work Shop realizado no município. Ressaltando também a participação da Associação Comercial na Exposição Agropecuária do ano com o bem sucedido projeto Jaraguá Mostra Moda, com a participação de muitas empresas e entidades da classe.

Dhonivall Francisco de Oliveira 2015 – 2021

Esse período foi marcado mundialmente com a pandemia da COVID-19. Foram tempos de incertezas para todos, porém a ACIJ continuou seus trabalhos sempre apoiando nossos empresários.

Posso te ajudar?